Plataforma auxilia imobiliárias nos processos de gestão e divulgação

A Fantástiko Marketplace Imobiliário é uma ferramenta integrada, criada em Belo Horizonte, que auxilia imobiliárias a organizar e controlar as principais atividades administrativas, bem como a divulgar os imóveis em portais de aluguel e venda na internet. Por mês, R$ 62 milhões são movimentados pela plataforma, relativos a contratos de locação.

Conforme o diretor comercial do Grupo Monetizze, responsável pela oferta da tecnologia, Dimmy Carter, “as vendas de imóveis normalmente não geram boletos de cobrança pela plataforma”, motivo pelo qual o montante informado é restrito ao aluguel das propriedades.

As principais vantagens em contratar os serviços são os recursos de gestão oferecidos, como o Customer Relationship Manegement (CRM) ou, em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. A ferramenta auxilia as empresas a reduzir custos e aumentar lucros, a partir da automação dos processos de venda, marketing e atendimento.

Histórico

A Fantástiko é pioneira em Minas Gerais em fornecer soluções digitais ao mercado imobiliário, tendo iniciado as operações em 1999. À época, como lembra Dimmy, a internet era algo recente e a maioria dos anúncios de imóveis ainda eram publicados nos jornais impressos.

O trabalho da empresa de tecnologia se dava, então, no sentido de “explicar o que era a internet e um site, para depois vender o serviço”, nas palavras de Carter. O préstimo era basicamente um sítio no qual as imobiliárias, individualmente, divulgavam os bens geridos.

No entanto, o sistema de gestão dos valores e contratos acontecia via um software independente, que devia ser instalado em computadores para uso off-line. Dessa forma, era necessário dois cadastros para os imóveis, um na internet, de divulgação, e outro no programa, voltado ao gerenciamento interno.

Da demanda por eliminar o retrabalho nasceu então a ideia de uma plataforma integrada, que atendesse às duas funções. Em 2006, o serviço foi apresentado às imobiliárias da maneira que existe hoje.
Atualmente, a Fantástiko possui mais de 1.500 empresas com cadastro ativo, 524 mil imóveis em sua base e cerca de 46 mil contratos de aluguel.

De acordo com Dimmy, 85% dessas propriedades estão em Minas Gerais. E a maioria delas é da Grande BH, especialmente na capital, onde o diretor comercial diz existir um volume maior de negócios imobiliários.

Com presença de Amyr Klink, Fantástiko Day espera reunir 500 pessoas no Ouro Minas

Para fomentar o mercado imobiliário mineiro, a Fantástiko Marketplace Imobiliário promove a terceira edição do Fantástiko Day, evento sobre vendas, tecnologia e marketing digital voltado para o segmento. A expectativa da organização é reunir 500 participantes, no próximo dia 16, no Ouro Minas.

Entre os palestrantes, estarão grandes nomes tais como o economista e comandante de embarcações Amyr Klink, o especialista em tendências do mercado imobiliário no que tange a tecnologias da comunicação, Antônio Zubieta, a jornalista e palestrante Maíra Lemos e o estrategista digital Camilo Coutinho.

Na opinião de Dimmy Carter, “muitos eventos desse tipo acontecem em São Paulo, e esta é uma oportunidade de conhecimento e amplo networking para empresários do ramo em Minas”. Ele acrescenta que as start-ups e as tecnologias voltadas para o segmento são “a bola da vez” para acelerar processos no setor.