PASSO A PASSO COMPLETO PARA COMPRAR UM IMÓVEL

Passo a passo completo para comprar um imóvel

Adquirir um imóvel é uma importante conquista na vida de qualquer pessoa e demanda bastante investimento, tanto financeiro, quanto de tempo e disposição. Se não for feito da maneira correta, o processo de compra pode gerar uma verdadeira dor de cabeça no consumidor. Então se você está pensando em comprar um imóvel, veja o passo a passo que nós preparamos para você.

Procure uma imobiliária

Busque profissionais que poderão te auxiliar em todo o processo, esclarecendo suas dúvidas, acompanhando e intermediando a compra. O corretor de imóveis é a pessoa certa para te ajudar a achar o que você procura.

Idealize o imóvel perfeito para você e passe para seu corretor. Ele vai saber encontrar o que você precisa e mais do que isso: o corretor é seu aliado nessa busca, ele vai te aconselhar e guiar suas escolhas, apresentando sempre as melhores propostas e custo benefício.

Escolha a forma de pagamento

O segundo passo é se planejar financeiramente. De que forma será feito o pagamento do seu imóvel? Essa é a hora de decidir entre financiar e pagar à vista. Se você tem a possibilidade de escolher entre essas duas formas de pagamento, aqui vai uma dica simples para ajudar você a decidir.

Se a taxa SELIC (utilizada para definir o piso dos juros no país) estiver maior que a taxa do financiamento habitacional em mais de 20%, financeiramente vale mais a pena fazer o financiamento.

Além do cálculo da taxa SELIC, também é interessante levar em consideração se o novo imóvel será adquirido na planta ou pronto para morar. Para quem vive de aluguel a parcela do financiamento pode substituir o valor pago no aluguel, já se for na planta o valor do financiamento será um gasto a mais no seu orçamento.

Financiamento

Depois de feito o planejamento financeiro, caso você tenha optado por financiar o imóvel, é hora de analisar as possibilidades. Existem muitas opções de financiamento bancário. É preciso encontrar o banco que se identifica mais com o que você precisa e qual a proposta de financiamento ideal para você.

É importante sempre ter em mente qual seu limite e seu objetivo, para não se deixar iludir com propostas muito mirabolantes. Se necessário peça auxílio a um representante financeiro da sua imobiliária.

Para saber qual proposta de financiamento se ajusta melhor ao seu perfil, faça a seguinte conta: a parcela é maior do que 30% do seu orçamento mensal? Se a resposta for sim, descarte essa possibilidade. Se for menor que 30% pode ser uma boa ideia.

Escolha seu imóvel

A melhor etapa é a hora de escolher o imóvel. Visitar, observar, planejar… Antes de tudo faça uma lista de quais são suas necessidades e prioridades. E não esqueça de checar quais dos seus pré-requisitos cada imóvel atende.

Mesmo que você tenha acesso a fotos e informações detalhadas do local, é muito importante fazer uma visita, para conhecer de perto cada opção. Então disponibilize tempo para essas visitas. Lembre-se que esse é um investimento importante e precisa de toda dedicação na hora da escolha.

Não deixe de verificar esses pontos importantes:

– Dê uma volta pelo bairro e procure saber sobre a segurança no local.

– Observe a posição do imóvel em relação ao sol, a ventilação e a ruídos.

– Verifique as instalações elétrica e hidráulica.

– Observe o estado de conservação do imóvel.

– Se tratando de um condômino, procure conhecer as restrições.

A compra

Você finalmente encontrou o que precisava. Chegou o momento de fechar a compra. Antes de tudo será realizada uma análise completa da documentação do imóvel. A imobiliária será responsável pela elaboração do contrato e a intermediação para assinatura.

Atestada a saúde do imóvel, a imobiliária agendará a data e local para assinatura do contrato de compra e venda. Todas as cláusulas devem ser lidas e revisadas, não hesite em pedir ajuda ao seu corretor no momento da leitura do contrato.

Por fim será assinada a escritura. Documento público que valida oficialmente o acordo de compra e venda. É elaborado e registrado no cartório de notas.

Quer comprar um imóvel? Nós podemos te ajudar!