Entenda como o sol interfere na escolha do seu ap

Entenda como o sol interfere na escolha do seu AP

Ao buscar um apartamento, avaliar a posição do sol em relação a ele é de suma importância. Para identificar se o apartamento desejado tem a incidência de raios solares na quantidade certa, será necessário levar em consideração a localização dele em relação ao sol, tanto ao nascer quanto no pôr do sol.

Existem diversos aspectos que devem ser avaliados no momento da compra ou locação, como: localização, a metragem total e dos cômodos e também a posição solar, que faz toda a diferença. Os apartamentos que estão direcionados ao norte terão uma iluminação de qualidade garantida, durante todo o ano e todo dia. Porém, pode elevar o valor final do imóvel em até 10%, graças à menor quantidade de ocorrência de problemas, os quais você confere a seguir.

Sobre o posicionamento do apartamento

O norte possui uma incidência de raios solares muito maior. Logo, de modo geral, os apartamentos que estão ao norte da posição do sol são muito mais valorizados do que o restante. Porém, a avaliação não é tão simples quanto parece, é preciso saber sua posição para realizar a avaliação.

Por exemplo, se a cidade escolhida tiver altas temperaturas, como em Salvador, não é interessante ter o sol por períodos prolongados, pois o ambiente ficará ainda mais quente.

No Brasil, a dica é: quanto mais ao Sul você estiver, mais ao norte da posição do sol você deve escolher o seu apartamento. Durante o inverno, é a melhor época para que você comprove as vantagens oferecidas. Pela manhã, é comum que sol seja mais intenso, deixando a parte da tarde um pouco mais ameno.

Atente se o imóvel estiver ao norte porém existe uma grande árvore ou construção pois de nada vai adiantar, pois os raios solares serão impedidos.

Sobre os cômodos

Os quartos e a sala são os ambientes que possuem maior trânsito dentro de um apartamento e com uma permanência muito maior. Existem casos em que existem sacadas ou terraços que aumentam as áreas com incidência solar.

Identificar os horários de maior incidência é de suma importância, para garantir que os principais cômodos tenham a incidência no momento correto e mais apropriado. Já banheiros e cozinhas não necessitam de grande incidência solar, logo não é necessário tanta preocupação.

Como identificar a posição do apartamento em relação à posição do sol

Durante uma visita ao imóvel desejado, uma forma simples para que você encontre a posição do sol é baixando um aplicativo de bússola no seu smartphone, como: Sun Position App ou Oz Sun Seeker, que informa todos os detalhes sobre a posição solar, a qualquer momento do dia.

Além disso, é possível verificar o brilho do sol nos cômodos do apartamento, a qualquer data e em que momento os raios solares serão bloqueados por objetos. Aproveite os aplicativos para observar os seguintes aspectos:

  • Qual será a posição em que o sol nascerá ao longo do ano: O quarto é um dos cômodos que deve ser observado a posição do sol, visto que você não irá querer o sol diretamente na sua cama no meio daquele soninho gostoso. Porém, pode ser o local ideal para uma sala de estar ou uma cozinha.
  • Qual a posição em que o sol irá se pôr: caso o apartamento disponha de varanda ou jardim em que você gostaria de aproveitar para relaxar, ter o sol da tarde batendo é muito interessante.
  • Qual o lado do imóvel que deverá receber menos raios solares: as áreas mais frias são perfeitas para os quartos. Para a cozinha não é ideal que ela receba sol durante todo o dia, devido ao eletrodomésticos, que podem sofrer com tal exposição.
  • Posição do sol nas estações do ano: é interessante saber em quais cômodos que os raios solares serão mais incidentes nas estações mais quentes (primavera e verão), bem como nos meses mais frios (outono e inverno).

Quais as vantagens de iluminação solar

Saiba quais as principais vantagens de ter a posição do sol ao seu favor no seu apartamento, principalmente em relação à saúde:

  • Reduz a incidência de fungos e ácaros, contribuindo para a redução de alergias e problemas respiratórios.
  • Previne a ocorrência de umidade.
  • Mantém o apartamento em uma temperatura agradável, mesmo no inverno.
  • As roupas lavadas não demoram a secar